No mês de janeiro de 2018, o mundo da vela foi forçado a encarar uma das suas piores tragédias. Durante a etapa de Hong Kong para a Nova Zelândia da Vestas Ocean Race, o Vestas 11th Hour Racing colidiu com um barco de pesca na costa de Hong Kong. A tripulação do barco de pesca foi rapidamente resgatada, mas a equipe de vela sofreu sérias lesões e o barco foi destruído.

A Vestas Ocean Race é uma das competições mais desafiadoras e prestigiadas para equipes de vela. A prova acontece a cada três anos e leva os velejadores ao limite, em uma corrida ao redor do mundo que dura cerca de nove meses. A equipe do Vestas 11th Hour Racing, composta por oito membros, incluindo o lendário velejador Charlie Enright, estava ansiosa para a etapa final da competição, mas acabou sofrendo uma grande tragédia.

Uma investigação posterior concluiu que a equipe do Vestas 11th Hour Racing estava navegando em alta velocidade e não viu o barco de pesca a tempo de evitar uma colisão. Os tripulantes do barco de pesca, felizes por terem sobrevivido ao acidente, contaram como viram o barco de vela se aproximando em alta velocidade, apenas para tentar desviar no último minuto. Infelizmente, já era tarde demais.

A equipe de vela sofreu lesões graves, incluindo alguns membros com fraturas na coluna vertebral, o que levou a equipe a abandonar a competição. Após o incidente, a equipe lançou uma declaração oficial assumindo a responsabilidade pelo acidente e expressando seus sentimentos de pesar para com a tripulação do barco de pesca.

Mas o desastre poderia ter sido ainda pior se não fosse pelos heroicos esforços da equipe de resgate. As equipes de resgate locais e internacionais trabalharam juntas para salvar os velejadores feridos e até mesmo o barco que estava em seu estado deplorável. A tripulação do barco de resgate elogiou a coragem e determinação da equipe do Vestas 11th Hour Racing diante de uma situação tão terrível.

A Vestas 11th Hour Racing passou por uma temporada difícil após o incidente. A equipe perdeu a competição e teve que lidar com as lesões dos membros. No entanto, eles também aprenderam importantes lições sobre segurança e responsabilidade. A equipe voltou a competir na temporada seguinte, com Enright liderando sua equipe para um quarto lugar na competição geral.

Em resumo, o naufrágio da Vestas 11th Hour Racing durante a Vestas Ocean Race foi uma tragédia para a equipe de vela e um choque para o mundo da vela em geral. No entanto, o heroico esforço da equipe de resgate e a recuperação da equipe mostraram a força e a coragem dos velejadores em face de uma adversidade tão grande. Esperamos que a lição aprendida com este incidente possa garantir que tragédias como essa nunca mais aconteçam no mundo da vela.

Palavras-chave: Vestas Ocean Race, naufrágio, Vestas 11th Hour Racing, equipe de vela, oceano, resgate.